Observatório Magnético de Tatuoca (Belém, PA) passa a integrar a INTERMAGNET

O Observatório Magnético de Tatuoca foi aceito em 2019 como integrante da INTERMAGNET (“International Real-time Magnetic Observatory Network”), que é uma rede internacional de observatórios magnéticos que seguem padrões de qualidade de medição e transmissão de dados em tempo real. O Observatório Magnético de Vassouras, operado pelo Observatório Nacional, faz parte desta rede desde 1999. Somente os melhores
observatórios do mundo são aceitos na INTERMAGNET, uma vez que devem apresentar dados de alta qualidade, transmissão em tempo real e continuidade dos registros. 

Observatórios magnéticos são fundamentais para monitorar as variações temporais do campo geomagnético com grande precisão e de forma contínua. Estas observações são importantes tanto para estudos acadêmicos, em diversas áreas da geofísica, quanto para aplicações nas indústrias de petróleo e mineração.

O Observatório Magnético de Tatuoca (TTB), unidade do Observatório Nacional, foi fundado em 1957 na ilha que fica em Belém/ PA. Desde 2015 o Observatório Nacional opera TTB em cooperação com o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ-Potsdam).